sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015


Pós-Graduação Lato Sensu em História dos Povos Indígenas e do Indigenismo na Amazônia




Coordenação: Maria do Socorro Lacerda Lima




 OBJETIVOS DO CURSO
Contribuir para a formação de cidadãos que possam respeitar as diferenças étnicas e raciais, servindo como agentes multiplicadores da tolerância e do respeito às alteridades. 

Familiarizar o estudante no campo dos estudos da Etnologia Indígena, apresentando-lhe seus principais pressupostos teóricos, linhas metodológicas e refletindo sobre o diálogo entre a Antropologia, a História e suas possibilidades interdisciplinares. 

Reconhecer de forma positiva algumas características de povos indígenas como a oralidade, a divisão sexual do trabalho, a produção para a subsistência, suas relações com a natureza e sua mitologia. 

Reconhecer a fundamental contribuição dos povos indígenas para a história e cultura brasileira em todos os seus aspectos. 

Compreender a mudança de paradigma que ocorre a partir Constituição de 1988 (respeito a diferença). 

Reconhecer que os povos indígenas são muitos e diversos (220 povos, 180 línguas) e que têm direito a preservarem suas línguas maternas, suas culturas, seus territórios e suas visões de mundo. 

Contribuir para o cumprimento da Lei 11.645, capacitando profissionais da área da educação para a abordagem crítica e fundamentada da temática indígena em sala de aula. 

Apresentar e discutir a existência de sistemas jurídicos indígenas que são diferenciados, porque se baseiam na tradição oral e são produzidos e praticados por instituições diversas do Estado, paralelos ao direito estatal.

Incentivar e viabilizar a produção de material didático que aborde adequadamente e de forma crítica aspectos da cultura e da história dos povos indígenas da Amazônia.  

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 Pós-Graduação Lato Sensu em História dos Povos Indígenas e do Indigenismo na Amazônia.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.